Quinta, 19 de Junho de 2025
24°

Tempo limpo

Guarulhos, SP

Saúde São Sebastião - SP

PATA recebe primeira doadora da Campanha Sangue Bom Pra Cachorro

O Pronto Atendimento de Tratamento Animal (PATA), vinculado à Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura de São Sebastião, recebeu nesta quinta-feir...

16/05/2025 às 16h22
Por: Redação Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

O Pronto Atendimento de Tratamento Animal (PATA), vinculado à Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura de São Sebastião, recebeu nesta quinta-feira (15/5) a primeira doação da campanha ‘Sangue Bom Pra Cachorro’, que começou no início de maio.

Trata-se da cadela pitbull Princesa, um animal saudável com 3 anos de idade, que realizou a doação para salvar seu “primo” Logan, da raça american bully, que sofre de uma anemia profunda. “A doutora agiu corretamente quando solicitou a doação e a transfusão”, disse a tutora Lina Moreira.

Lina mobilizou uma força-tarefa para salvar a vida de Logan. No PATA, ela estava acompanhada do marido Sebastião Faria e outros integrantes da família. “Eu gostaria, de verdade, que outras pessoas trouxessem seus animais para doar sangue aqui (no PATA)”, disse Lina. “A doação garante que tenham as bolsinhas guardadas para agilizar o procedimento, pois o tempo urge”, completou Faria.

A Campanha ‘Sangue Bom Pra Cachorro’ segue em andamento no PATA. Basicamente funciona da seguinte maneira: o tutor do animal vai até o PATA e quando existir a necessidade de alguma doação para outro animal, a equipe do pronto atendimento animal entra em contato para realizar o procedimento. Os dados a serem fornecidos são básicos como o peso e a idade do animal, além do nome de identificação da família.

“Quando um animal estiver precisando do sangue, entramos em contato com o tutor para realizar a doação”, disse a médica veterinária e coordenadora técnica do serviço, Myrian Id. “O animal é avaliado, fazemos um hemograma para ver se ele está apto a ser o doador e coletamos a bolsa”, completou a coordenadora.

Myrian disse ainda que, em um primeiro momento, será feito um banco de dados com os candidatos a doador, pois as bolsas de sangue animal, diferente das de sangue humano, podem ficar armazenadas por aproximadamente 30 dias.

Para incentivar a prática, ao final da doação é entregue o Certificado de Coragem, que é uma espécie de registro deste momento com o nome do animal que ajudou a salvar a vida de outro.

Serviço:  

Campanha Sangue Bom Pra Cachorro

Local:Pronto Atendimento de Tratamento Animal (PATA)

Endereço:Rua Vereador Mário Olegário Leite, 97 – Centro

Horário:segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Informações:(12) 99187-5866

#PraTodosVerem: foto de cães durante procedimento de doação de sangue animal. Fim da descrição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Guarulhos, SP Atualizado às 14h03 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 24°

Sex 26°C 14°C
Sáb 25°C 16°C
Dom 25°C 17°C
Seg 27°C 16°C
Ter 17°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes