O secretário de Assistência Social de São José do Rio Preto, professor Frederico Afonso Izidoro, esteve nesta quinta-feira, 13/2, em Sorocaba para conhecer duas iniciativas de impacto social. A primeira visita foi à recém-criada Secretaria de Inclusão e do Transtorno do Espectro Autista (Sintea), onde foi recebido pelo secretário Vinícius Aith. Na segunda agenda, que teve como foco a reestruturação da Secretaria de Assistência Social de Rio Preto, Frederico foi recebido pela secretária de Cidadania Ana Claudia Martini.
Na Sintea, Frederico Afonso conheceu as ações voltadas ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o projeto para a implantação da Cidade dos Autistas. O espaço contará com parques e praças sensoriais, serviços especializados como terapias diversas para as pessoas autistas, além de ofertas voltadas especialmente para as mães atípicas, garantindo um suporte integral para as necessidades das famílias.
“Como pai atípico de três crianças com TEA, entendo os desafios diários enfrentados pelas famílias. Estamos estudando formas de fortalecer as políticas públicas voltadas a essa população em nossa cidade”, afirmou o secretário.
No segundo compromisso, o secretário visitou a Secretaria de Cidadania para compreender o processo de reestruturação da antiga Secretaria de Inclusão e Assistência Social, que aconteceu em 2019. A mudança permitiu uma ampliação do escopo de atendimento à população, garantindo maior integração das políticas públicas.
Além da reestruturação, a reunião abordou pautas como a população em situação de rua, acolhimentos institucionais e toda a parte técnica da secretaria, desde a gestão dos serviços até a articulação das políticas públicas de assistência. “Nosso objetivo é aprimorar a Assistência Social em São José do Rio Preto e oferecer atendimento de forma mais humanizada e eficaz. O modelo de Sorocaba é um exemplo positivo e queremos avaliar sua aplicabilidade em nosso município”, destacou Frederico.
As visitas fazem parte de uma série de estudos da atual gestão para fortalecer a política de assistência social em São José do Rio Preto, buscando referências que possam ser adaptadas de acordo com a realidade e as necessidades do município.
Fotos: Thayla Azevedo/Assistência Social
Mín. 19° Máx. 31°